segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sócrates, Fidel, Lula, o Corintians e o Socialismo

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/4195-socrates#foto-105142
Parece irônico pensarmos que um dos maiores jogadores de futebol da sociedade brasileira, Sócrates, tem o mesmo nome de um dos maiores filósofos da história da humanidade e, ainda, foi uma das grandes lideranças sociais brasileiras que contribuíram para o processo de redemocratização da sociedade brasileira.
Se por um lado o antigo Sócrates, o grego, tinha seu discurso marcado pela vivência cidadã dialética, a valorização do discurso como instrumento de libertação das almas, imersas no universo humano, o novo Sócrates emergiu de um período de Ditadura Militar e contribuiu com o retorno à Democracia especialmente através do movimento "Democracia Corintiana".

http://www.reidaverdade.com/filosofo-socrates-biografia-resumo-obras.html
Lembrei que o Corintians é o time de coração do ex-presidente Lula, um socialista por ideologia e um operário de origem. Superficialmente não há nada a vê essa coincidência da ligação de Sócrates com o time e, também, o presidente Lula. Mas vale lembrar que o estilo de gestão da agremiação assemelha-se grandemente com o estilo de gestão do Partido dos Trabalhadores - PT, no qual o ex-presidente é filiado.
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/928020-time-de-fidel-pode-ter-socrates-como-tecnico.shtml
Outro ponto que me chamou a atenção é que um dos filhos de Sócrates (o novo), chama-se Fidel. Isso denota sua forte inspiração socialista, em sintonia com o ex-presidente Lula, amigo de Fidel Castro.
Fidel Castro, o presidente de Cuba, cogitou até em contratar Sócrates como técnico de futebol daquele país.
Confira o link:

Com este artigo, conclamo ao debate dialético acerca da temática.  



por: Jânio Rocha Ayres Teles