sábado, 29 de setembro de 2012

O MOTE E A PRESSÃO...

http://www.ojovemeomundo.com/2011/07/panela-de-pressao.html
É curioso pensar que o retorno de Dr. Magno ao cenário político local seria alavancado pelo seu histórico de organização administrativa e fortalecimento do serviço público municipal.
Tanto servidores quanto comerciantes (beneficiados indiretamente com a regularidade dos salários da prefeitura) seriam a locomotiva da campanha do Dr., algo que foi expresso de maneira bastante significativa no lema da campanha:
 
"O POVO PEDIU, ELE VOLTOU"
 
Foto: A Juventude 43 Planejou e Realizou Mais Uma Demonstração de Carinho e Apoio a Magno 43!
Entretanto, além desses dois públicos já bastante característicos no apoio a Dr. Magno Bacelar, destacou-se um outro, e de maneira bastante inesperada: a juventude chapadinhense.
 
É isso mesmo!
 
Parece que a música principal da campanha foi ultrapassada em popularidade por uma outra que surgiu da periferia do processo político: "PRESSÃO!"  (made in Chapadinha, por Luizinho, da Mirante).
Aparentemente sem conteúdo conceitual, talvez até com uma possível conotação negativa (interpretada pelo grupo opositor como pressão sobre o funcionalismo público para votar em Dr. Magno), a música da PRESSÃO vem conquistando a população de Chapadinha e, em especial, a juventude desse município.
Mas o que significa isso?
De onde vem a simbologia que mexe com o inconsciente dos jovens e os instiga a aderir à campanha do Dr., especialmente nas tardes de domingo, no PANCADÃO DA JUVENTUDE 43?
(vale ressaltar que o Pancadão é algo originalmente criado em Chapadinha, e que está fazendo moda em outros municípios)
Uma pergunta a mais se faz necessária a fim de que se possa aprofundar ainda mais a reflexão...      que conteúdo tão especial é esse na música PRESSÃO que atrai as pessoas para a campanha?
 
Calma! Eu explico!
 
Sinto muito em dizer aos opositores de Dr. Magno que, no inconsciente da população e, em especial, da juventude, a música PRESSÃO não significa imposição sobre a vontade de quem quer que seja. A PRESSÃO de que fala a música acende uma luz interna no inconsciente das pessoas que as remete à sensação de força, energia, alegria, vigor.
 
Quando a música PRESSÃO diz:
 
"43 Dr. Magno, está botando pressão..."
 
Ela transmite a mensagem inconsciente de que o Dr. tem vigor suficiente para retormar esta prefeitura e levar este município a uma posição de destaque, com força (PRESSÃO) suficiente para alcançar novas conquistas para o município.
 
A PRESSÃO, aí, não é imposição (afirmo novamente). PRESSÃO  é potência, capacidade, é, como já disse, ENERGIA, algo bastante expresso no PANCADÃO, com Dr. Magno em cima das caixas de som de um carro, com seu vice, dançando e pulando, estimulando a juventude ali presente a seus pés a liberar essa energia, mostrar o seu vigor, ver em seu governante a vivacidade que está em sua própria condição de jovem.
 
Em outras palavras, a juventude vê, em Dr. Magno, essa vivacidade que está em si. O desejo humano de poder e transformação da realidade, de fuga da rotina e a monotonia que é quebrada ao se visualizar um líder que corresponda bem a esse ímpeto próprio do ser humano saudável, feliz e confiável.
 
PRESSÃO, afirmo mais uma vez, é o grande MOTE que surgiu do meio da população e que veio a cobrir como a Tsunami que tenho falado frequentemente o conteúdo conceitual pensado previamente para a campanha.
Não se trata de uma substituição de conceito, mas sim, um complemento (e que complemento!) para o holl de características positivas do candidato.
 
Neste domingo, dia 30, teremos mais um PANCADÃO DA JUVENTUDE 43, onde espera-se toda aquela vivacidade e energia, bem como algumas surpresas alegres que ajudarão a tornar a festa ainda mais agradável.
 
PRESSÃO!    PRESSÃO!    PRESSÃO!     PRESSÃO!      PRESSÃO!       PRESSÃO!        PRESSÃO!   PRESSÃO!
 
43 DR. MAGNO...      ESTÁ BOTANDO PRESSÃO!
 
A música toca tanto o inconsciente da população, atende a uma demanda psíquica de maneira tão eficiente que somos capazes de ouvir a música ao ler as palavras neste texto. Não é verdade?!
 
Por: Jânio Rocha Ayres Teles
 
 
 
 
 
 


Os "Sinais" da eleição de Chapadinha...

É curioso tentar entender a política de Chapadinha, especialmente quando se consegue perceber certas linhas de coerência em acontecimentos e realidades aparentemente desconexas.
 
A numerologia dos candidatos
Dr. Magno utilizava o número "25" em suas duas primeiras campanhas para prefeito de Chapadinha. Nesta eleição de 2012 utiliza o número "43". Qual conexão existe entre ambos? Trata-se da soma dos números, que confluem para o número "7".
E o que significa o "7" na simbologia mística exotérica? Corresponde à síntese entre a plenitude dos "4" elementos e as "3" Pessoas da Trindade (ou tríade).
O nome do candidato é Magno Augusto, que significa:
Magno: maior
Augusto: divino
Enfim, o número "7" apresenta coerência com o nome do candidato por sua forte relação mística entre a divindade e a materialidade do mundo. Corresponde à plenitude da manifestação do divino na matéria.
O candidato utilizava um número paralelo, o "10" (o nota 10).
Em seu primeiro número de campanha, o "25", o "10" estava presente já na multiplicação: 2 x 5: "10".
Na atual configuração, não há mais essa relação numérica, pois passou a ser: 4 x 3: "12".
Ampos os números de campanha somam "7", mas ao ser multiplicados, confluem para "10" ou "12".
O que significa isso?
Se Belezinha adotou o "10" intencionalmente, ou não, Dr. Magno apropriou-se de outra relação numérica que terminou por superar a primeira relação.
 
A nomenclatura dos candidatos
Dr. Magno utiliza o próprio nome para divulgar sua campanha.
Por sua vez, Belezinha é apenas um apelido e, mesmo quando utiliza seu próprio nome, a candidata pouco expressa o primeiro, que é Maria.
Assim, tem-se uma relação de fragilidade identitária na candidata, o que é inversamente proporcional ao do candidato Magno.
 
A simbologia das mãos
O grupo de Magno produz o V, que significa o VERDE mas que também significa PAZ E AMOR.
O grupo de Belezinha utiliza a mão fechada e o polegar indicando BELEZA, para cima.
Fato curioso, no entanto, é que, quando se encontram, os grupos fazem seu gesto padrão. Contudo, o grupo de Magno emite para o grupo oponente seu símbolo em estado natural: "V". por sua vez, o grupo de Belezinha inverte seu gesto apontando o polegar para baixo, enfraquecendo, assim a energia do mesmo perante o do opositor.
 
A pesquisa...
A candidata Belezinha teve o trabalho de trazer um avião e lançar uma pesquisa que, desde o início já lhe causou constrangimentos com a Justiça Eleitoral.
Mas o pior não foi a sua estrutura jurídica, mas sim, os percentuais expressos no papel.
Ao divulgar um resultado com mais de 25 pontos de vantagem, isso causou um estado psicológico em seu grupo caracterizado pelo comodismo.
Por sua vez, tal pesquisa atiçou os ânimos do grupo de Magno que, a partir daí, intensificou seus trabalhos de busca de votos.
O tiro acertou o pé, isto é, uma diferença tão grande reverteu-se em motivação para o grupo opositor intensificar suas ações ao passo que o grupo da vantagem se acomodou.
 
A trajetória da campanha
O grupo de Magno começou a campanha com uma certa apatia, mas que, com o andar da carruagem, converteu-se em um processo bastante integrado, motivado e constante de crescimento.
Já o grupo de Belezinha sofre da síndrome dos ALTOS E BAIXOS, começando com uma explosão de ações, alternando-se por períodos de marasmos e ações pontuais.
 
As forças internas
O grupo de Magno apresenta certo grau de coesão, especialmente devido à consciência mais presente nesse grupo de que sem a manutenção do grupo no poder será impossível manter a estabilidade financeira e social do município.
Destacam-se, aí, as antigas lideranças que apoiaram Dr. Magno em sua primeira campanha em Chapadinha, bem como lideranças da terceira via.
Mais do que uma coesão interna, o que mais os une é a aliança para impedir o retorno do grupo de Isaias ao poder.
 
Por sua vez, o grupo de Belezinha encontra-se marcadamente dividido em grandes (e pequenos) blocos: o grupo da ex terceira via; o grupo PESSOA; o grupo de Belezinha; o grupo SARAIVA; e o grupo mais próximo ao sr. Isaias (perdão se esquecer algum).
Essa fragmentação de grupos também se configura em diferentes visões de política, de linguagem no palanque e, ainda, interesses imediatos.
A terceira via, por exemplo, almeja o seu fortalecimento enquanto força incipiente na política municipal, não estando tão vinculada às lideranças mais tradicionais do grupo de Isaias. Nesse conjunto encontra-se o PT e o PC do B, dentre outros.
O grupo PESSOA almeja retomar os anos dourados dessa família, em tempos de Legislatura estadual e, para isso, prepara uma base mais ou menos independente do grupo de Isaias.
O grupo de Belezinha, por seu turno, delineia a construção de uma nova via (talvez um arremedo de terceira via) para a política de Chapadinha, mas peca pelo excesso de pragmatismo, falta de experiência política e de uma visão técnica ampla desse setor.
O grupo SARAIVA, hoje, constitui-se o mais forte (apesar de muitos ainda não terem percebido isso). Esse grupo tem grandes chances de lançar um candidato próprio a prefeito na próxima eleição. Sua maior força está, especialmente, na boa expressividade de votos que conseguiu para vereador na eleição passada, na condição de candidatura a vice na mesma e, ainda, no fortalecimento de lideranças estaduais do partido.
O grupo Isaias é constituído, essencialmente, pela família de sr. Isaías e alguns aliados que, por sua vez, estão divididos entre esse núcleo tradicional e o próprio grupo de Belezinha. Um exemplo disso é o de Nildinha Teles.
 
Governo e sucessão
No caso de Magno Bacelar, seu projeto de expansão política para níveis estaduais foi amenizado provisoriamente com vistas a mais um mandato de prefeito de Chapadinha.
Contudo, esse mandato terá condições bastante favoráveis para o candidato, pois recebe a prefeitura em uma situação bem mais positiva do que recebeu de Isaias. Essa realidade pode fortalecer e projetar o nome do candidato em um mandato que pode ser o melhor que um prefeito já teve em Chapadinha.
Fazendo um bom mandato, acredito que dificilmente Dr. Magno ponha-se a uma re-eleição, dados os seus planos estaduais. Poderá escolher como sucessor alguém que concilie características como: eficiência de gestão, confiabilidade e fidelidade para com seu projeto maior e, ainda, consiga agregar o máximo de personalidades e apoio na terceira via e, até, no grupo de Isaias.
Já Belezinha, mesmo que afirme que, caso ganhe, a prefeitura estará em suas mãos firmes, a vice é a esposa de Isaias e, ainda, na impossibilidade de se recandidatar, quem Belezinha indicaria para sucessão?
 
Movimento de campanha
O grupo de Magno comporta-se como um grande emaranhado de lideranças e movimentos que, de certa forma, surgem e acontecem de maneira mais ou menos espontâneas. Vejo isso como uma grade Tsunami que vai arrastando tudo de uma maneira meio que desordenada mas que sabe muito bem aonde quer chegar.
Na verdade, com um conceito de campanha e uma marca bem definidos, o grupo consegue manter-se com um norte mesmo sem uma centralidade de coordenação muito rígida.
Por outro lado, o grupo de Belezinha consegue manter uma certa organização das ações às custas de uma forte centralização das decisões, segundo informações, a partir especialmente de Professor Francejane.

Os princípios da gestão e dos movimentos pós-modernos apontam que a forte centralização impede o rápido crescimento de um grupo e, ainda, restringem sua criatividade. Deve ser por isso que o grupo de Magno vem ganhando volume e apresentado grande diversidade de iniciativas.
O resultado de todos esses fatores apontam para uma estagnação do grupo de Belezinha e um fortalecimento do grupo de Magno. Contudo, a força da estrutura da campanha vai ser crucial nesta reta final, bem como o grau de motivação dos militantes.
 
por: Jânio Rocha Ayres Teles