Começo minha reflexão esclarecendo que o Partido dos Trabalhadores de Chapadinha - PT reafirmou sua permanência no governo de Danúbia Carneiro.
O Diretório Municipal reuniu-se no dia 19 de setembro e decidiu continuar, sob protesto de algumas lideranças tradicionais do partido no município.
A permanência foi avaliada como positiva dado o fato de que o momento político ainda se constitui indefinido e que uma saída poderia deixar o partido sem rumo político.
Vale lembrar que existem quatro caminhos possíveis ao PT nas eleições de 2012:
1º Permanecer no governo de Danúbia e assegurar uma continuidade de rota no sentido de fortalecimento do PT dentro do grupo de Danúbia e Magno.
2º Sair e caminhar para Belezinha, associada a todo o grupo do sr. Isaías.
3º Sair e lançar candidato próprio, arriscando o arrebanhamento de setores descontentes do governo de Danúbia e/ou de Isaías.
4º Caminhar para a chamada "3ª Via", que, caso mantivesse certa harmonia de propostas ideológicas e menos isolamento de grupos, teria condições de formar um grupo vitorioso para 2012.
A permanência do PT no governo de Danúbia fortalece o grupo político de Magno Bacelar, seja na esfera municipal, seja na estadual, dado o fato de que o grupo petista apresenta grande proximidade com lideranças estaduais do partido, inclusive com o vice-governador.
Outro motivo para acreditarmos que a proximidade com o PT fortalece o grupo de Magno e Danúbia é o fato de a aliança entre PT e PMDB estar cada vez mais reafirmada em nível nacional e estadual.
Contudo, tanto o PT quanto o grupo de Magno e Danúbia ainda precisam consolidar essa aproximação, caso queiram permanecer com o atual arranjo político.
Na verdade, a política municipal de 2012 já delineia seus primeiros traços e, de certa forma, o Partido dos Trabalhadores terá uma participação mais ativa nos rumos da política local, diferentemente das eleições anteriores.
Vamos ver!
Jânio Rocha Ayres Teles