sábado, 29 de setembro de 2012

O MOTE E A PRESSÃO...

http://www.ojovemeomundo.com/2011/07/panela-de-pressao.html
É curioso pensar que o retorno de Dr. Magno ao cenário político local seria alavancado pelo seu histórico de organização administrativa e fortalecimento do serviço público municipal.
Tanto servidores quanto comerciantes (beneficiados indiretamente com a regularidade dos salários da prefeitura) seriam a locomotiva da campanha do Dr., algo que foi expresso de maneira bastante significativa no lema da campanha:
 
"O POVO PEDIU, ELE VOLTOU"
 
Foto: A Juventude 43 Planejou e Realizou Mais Uma Demonstração de Carinho e Apoio a Magno 43!
Entretanto, além desses dois públicos já bastante característicos no apoio a Dr. Magno Bacelar, destacou-se um outro, e de maneira bastante inesperada: a juventude chapadinhense.
 
É isso mesmo!
 
Parece que a música principal da campanha foi ultrapassada em popularidade por uma outra que surgiu da periferia do processo político: "PRESSÃO!"  (made in Chapadinha, por Luizinho, da Mirante).
Aparentemente sem conteúdo conceitual, talvez até com uma possível conotação negativa (interpretada pelo grupo opositor como pressão sobre o funcionalismo público para votar em Dr. Magno), a música da PRESSÃO vem conquistando a população de Chapadinha e, em especial, a juventude desse município.
Mas o que significa isso?
De onde vem a simbologia que mexe com o inconsciente dos jovens e os instiga a aderir à campanha do Dr., especialmente nas tardes de domingo, no PANCADÃO DA JUVENTUDE 43?
(vale ressaltar que o Pancadão é algo originalmente criado em Chapadinha, e que está fazendo moda em outros municípios)
Uma pergunta a mais se faz necessária a fim de que se possa aprofundar ainda mais a reflexão...      que conteúdo tão especial é esse na música PRESSÃO que atrai as pessoas para a campanha?
 
Calma! Eu explico!
 
Sinto muito em dizer aos opositores de Dr. Magno que, no inconsciente da população e, em especial, da juventude, a música PRESSÃO não significa imposição sobre a vontade de quem quer que seja. A PRESSÃO de que fala a música acende uma luz interna no inconsciente das pessoas que as remete à sensação de força, energia, alegria, vigor.
 
Quando a música PRESSÃO diz:
 
"43 Dr. Magno, está botando pressão..."
 
Ela transmite a mensagem inconsciente de que o Dr. tem vigor suficiente para retormar esta prefeitura e levar este município a uma posição de destaque, com força (PRESSÃO) suficiente para alcançar novas conquistas para o município.
 
A PRESSÃO, aí, não é imposição (afirmo novamente). PRESSÃO  é potência, capacidade, é, como já disse, ENERGIA, algo bastante expresso no PANCADÃO, com Dr. Magno em cima das caixas de som de um carro, com seu vice, dançando e pulando, estimulando a juventude ali presente a seus pés a liberar essa energia, mostrar o seu vigor, ver em seu governante a vivacidade que está em sua própria condição de jovem.
 
Em outras palavras, a juventude vê, em Dr. Magno, essa vivacidade que está em si. O desejo humano de poder e transformação da realidade, de fuga da rotina e a monotonia que é quebrada ao se visualizar um líder que corresponda bem a esse ímpeto próprio do ser humano saudável, feliz e confiável.
 
PRESSÃO, afirmo mais uma vez, é o grande MOTE que surgiu do meio da população e que veio a cobrir como a Tsunami que tenho falado frequentemente o conteúdo conceitual pensado previamente para a campanha.
Não se trata de uma substituição de conceito, mas sim, um complemento (e que complemento!) para o holl de características positivas do candidato.
 
Neste domingo, dia 30, teremos mais um PANCADÃO DA JUVENTUDE 43, onde espera-se toda aquela vivacidade e energia, bem como algumas surpresas alegres que ajudarão a tornar a festa ainda mais agradável.
 
PRESSÃO!    PRESSÃO!    PRESSÃO!     PRESSÃO!      PRESSÃO!       PRESSÃO!        PRESSÃO!   PRESSÃO!
 
43 DR. MAGNO...      ESTÁ BOTANDO PRESSÃO!
 
A música toca tanto o inconsciente da população, atende a uma demanda psíquica de maneira tão eficiente que somos capazes de ouvir a música ao ler as palavras neste texto. Não é verdade?!
 
Por: Jânio Rocha Ayres Teles
 
 
 
 
 
 


Um comentário: