sábado, 22 de janeiro de 2011

Fundamentos teóricos para o PT de Chapadinha

O PT (Partido dos Trabalhadores) de Chapadinha enfrenta um grande dilema: aderir à proposta de composição de um grupo político com aspectos de "direita". 

Vale lembrar que ambos os principais grupos políticos de Chapadinha têm sua fundamentação na direita, sendo o PT um partido de características de centro-esquerda. 

O PT de Chapadinha enfrenta situação semelhante à do pt nacional do final da década de 90, quando setores da direita aproximaram-se para oferecer apoio financeiro, sem contar a família Sarney, por ocasião do desgaste de sua relação nas proximidades da eleição de 2002, quando Roseana despontava como expoente político nacional. 

O PT municipal tem a chance de se fortalecer politicamente (não por força própria, mas mais por influência da conjuntura estadual). Contudo, precisa resolver a contradição de ter que se aliar a algum dos grupos que considera, no mínimo, incompatíveis com sua ideologia. 

Vejamos trechos de informes acerca do processo vivenciado pela esquerda mundial desde a queda do muro de Berlim, em 1990: 
"O fim da União Soviética e a queda do "Muro de Berlim" (i.e., do Leste europeu socialista) retiraram as bases materiais mais fortes que sustentavam o movimento comunista mundial. Talvez até exemplificando a tese de Marx de que são "as condições materiais da vida social que determinam a consciência dos homens", a esquerda comunista/socialista entrou em forte crise teórica da qual está tendo dificuldade de se recuperar". (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0011-52582004000300006&script=sci_arttext) 
 
"FOLHA - A queda do muro representou o colapso do pensamento de esquerda?
HOBSBAWM - Ela simbolizou, mas não foi a causa, da crise do pensamento de esquerda, que já vinha desde os anos 1970.
Estritamente falando, ela apenas demoliu a crença de que o socialismo de corte soviético (economia planificada comandada por um Estado centralizador que eliminou o mercado e a iniciativa privada) era uma forma factível de socialismo.
Na verdade, como foi a única tentativa de realizar o socialismo na prática, seu fracasso desencorajou os socialistas como um todo -embora a maior parte deles tenha sido crítica do sistema soviético.
Entretanto as raízes da crise da esquerda retrocedem ainda mais. Ela ainda não chegou ao fim, mas o colapso do capitalismo financeiro global em 2008-9 -que foi uma espécie de queda do Muro de Berlim para a ideologia neoliberal- oferece uma chance de reabrir as perspectivas para a esquerda. Mas, espera-se, em uma base mais realista do que no passado". (http://paginadoenock.com.br/home/post/4458)
"Preocupada com o novo foco de incêndio político na pré-campanha de Dilma Rousseff à Presidência, a cúpula do PT fará intervenção branca no Maranhão para obrigar o partido a apoiar a candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). Motivo: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer palanque único para Dilma no Maranhão e alega que precisa do apoio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana". (http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/05/pt-vai-intervir-no-maranhao-para-forcar-apoio-roseana.html) 


"Dividido e sob o discurso de que a prioridade é a candidatura à Presidência de Dilma Rousseff, o PT nacional decidiu na tarde desta sexta-feira apoiar a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão, anulando decisão do partido no Estado de integrar a chapa de Flávio Dino (PC do B)". (http://www1.folha.uol.com.br/poder/749375-dividido-pt-aprova-apoio-a-roseana-sarney-no-maranhao.shtml) 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário