domingo, 23 de janeiro de 2011

O que Marx nos diria sobre a realidade do PT em Chapadinha?

Não há como prever efetivamente o que Karl Marx diria sobre a realidade do PT de Chapadinha. Contudo, reflexões já consolidadas acerca do pensamento marxista (que inspira o pensamento petista) fundamentam e explicitam os fatores intrínsecos dos acontecimentos, debates e decisões. 

Vejamos o seguinte trecho e reflitamos acerca de seu conteúdo e dos acontecimentos concretos que temos vivenciado: 


"Homens concretos

Vale a pena falar mais sobre como Marx vê o indivíduo porque isso permite reflexões importantes sobre os dias de hoje. Já vimos que, para Marx, o indivíduo "natural", "isolado" é um mito. Marx entende o ser humano como "indivíduos humanos concretos"
Mas o que é isso? Por "concreto" Marx define "a concentração de muitas determinações". Caramba, o que significa isso? Bem, isso significa que o ser humano (você, eu, meu pai, sua avó, qualquer um) é o resultado de muitas determinações: a família, a educação, a religião, o trabalho, a sociedade onde nasceu e vive. 
Adam Schaff, em seu livro "O marxismo e o indivíduo" [São Paulo: Civilização Brasileira, 1967], assinala que esta visão de Marx, da concretude do ser humano, coloca as bases da dialética marxista, que é partir de uma idéia simples, abstrata, e através dela alcançar o todo, o concreto. Shaff diz:  
"Partimos, como o naturalismo, do fato da existência de indivíduos como exemplares de uma espécie biológica, como partes da natureza. Se desejamos concretizar ainda mais a concepção do indivíduo, temos de subir do abstrato e, portanto, simples, para o concreto e, portanto, complexo. Marx disse que a essência dos homens equivalia à soma das condições sociais"
Bem, um chimpanzé é um indivíduo "natural". O gorila também, assim como o leão ou a zebra. Qual é a diferença entre o ser humano e os animais? Olhe ao redor! Aceitamos com naturalidade o fato de termos sido criados em determinada família (cristã, judaica, protestante, atéia), de termos sido educado em determinado idioma (português, espanhol, inglês, russo), de termos frequentado determinadas escolas (laicas, religiosas, publicas ou privadas), em determinados países (Brasil, Uruguai, Uganda, EUA), mas alimentamos a crença vazia de que nós somos "nós mesmos". Engano. O ser humano é uma "totalidade individual". Começar a mudar a sociedade passa pela compreensão do próprio papel social que desempenhamos. E Marx nos mostrou isso claramente." 
Pois bem... 

A partir do que fora explanado acerca do pensamento de Marx, deixo uma reflexão bíblica que nos exorta a confiar no Espírito Santo e nos caminhos (muitas vezes aparentemente contraditórios) que Deus porventura nos coloca:

"A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; - porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. - O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira-as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do de que está cheio o coração". (S. LUCAS, cap. VI, vv. 43 a 45.) 
Referência das imagens: 
http://laryff.com.br/?m=200811 
http://peregrinacultural.wordpress.com/category/ensino/conselho/page/2/ 
http://www.teliga.net/2009/02/6-subsuncao-etica-da-aristocracia.html 
http://www.oliveirawanderley.com.br/2008/11/garibaldi-planta-rvore-simbolizando.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário