domingo, 20 de fevereiro de 2011

A culpa é do Lula! Não gostou? Reclama pra ele!

Ontem, dia 19 de fevereiro de 2011, foi um dia que podemos considerar histórico para o município de Chapadinha-MA. 

Calma! 

Washington (vice-governador eleito, PT) e Lula (ex-presidente do Brasil, PT)
Não houve uma catástrofe ou a descoberta de algo que mude radicalmente a vida cotidiana dos chapadinhenses (pelo menos de imediato não). 

Falo da composição do PT (Partido dos Trabalhadores) em nível local com a gestão municipal de Chapadinha-MA para contribuir com a melhoria da administração pública. 

As conversas foram iniciadas no final de 2010 por ocasião da tentativa do PT local em resolver a situação do SINE (Sistema Nacional do Emprego), sob a gestão de pessoas do partido em Chapadinha-MA. 

Michel Temer (vice-presidente eleito, PMDB); Dilma (presidenta eleita, PT); Lula (ex-presidente do Brasil e padrinho da união PT e PMDB)      FONTE: http://simaopedro.blog.br/2011/01/dilma-compromisso-e-trabalhar-para-tornar-o-pais-do-tamanho-de-nossos-sonhos/
Trata-se do fato de que o SINE tem gestão compartilhada entre Governo Federal, Estadual e Municial. Como o que corresponde ao município estava deixando a desejar, o partido procurou a prefeita para tentar resolver a situação, sob o risco de Chapadinha-MA perder a agência do SINE. 
Washington (vice-governador eleito, PT), Roseana (governadora eleita, PMDB) e Monteiro (presidente estadual do PT)

As conversas evoluíram ainda mais quando resolveu-se ampliar a pauta de reivindicações de pessoas do partido, incluindo, por exemplo, melhorias para o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente mais o Conselho Tutelar, estruturação do Conselho do Plano Diretor, melhorias no setor da saúde, resolução de problemáticas no setor da Educação, dentre outras reivindicações. 
ex-vice governador João Alberto (PMDB) e J. Antônio Heluy (secretário do trabalho, PT)          FONTE: http://hostiliocaio.blog.uol.com.br/arch2009-04-26_2009-05-02.html

A conversa evoluiu tanto que houve a proposta da prefeita em ceder  Secretaria do Trabalho (conversa que já se fazia presente desde as primeiras conversas sobre o SINE, mas com resistências no partido). 

O Diretório do partido resolveu discutir essas questões e decidiu condicionar ainda mais para que pudesse diagnosticar a seriedade das propostas e das promessas da prefeita e, ainda, realizar ações de melhoria significativa na sociedade chapadinhense. Destafeita, propôs, além da Secretaria do Trabalho, a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Assistência Social, haja vista o forte vínculo do Partido dos Trabalhadores com esses campos de atuação. 
Danúbia (prefeita),  Zezinho (presidente do PT de Chapadinha-MA)José Almeida (presidente do PMDB de Chapadinha-MA)

A prefeita, e sr. Magno (agora deputado), chegaram a comentar da concessão de mais duas secretarias (Secretaria da Mulher e Secretaria de Projetos). Contudo, as conversas posteriores internas do partido e junto à prefeita levaram à conclusão que a proposta inicial das três secretarias seria mais rasoável, pois o partido não estava interessado em cargos ou benefícios individuais, mas na potencialidade de um trabalho articulado entre secretarias que já tinham afinidade com sua base de atuação. 

Por outro lado, o sucesso da composição PT e PMDB em nível estadual e nacional influenciaram para uma aproximação entre as duas instituições partidárias em nível local (vale lembrar que o PMDB em nível local é aliado político do deputado Magno e Danúbia. 

http://www.ferias.tur.br/cidade/2435/chapadinha-ma.html
A aproximação do PT local com o grupo político que está na gestão municipal (que detém o apoio do PMDB local) pode ser considerada arriscada, mas é avaliada como uma decisão correta no aspecto político. 

O grande objetivo do PT com essa decisão é a melhoria na administração pública municipal e o fortalecimento do partido através da demonstração de ações concretas de melhorias para a população chapadinhense. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário