quarta-feira, 2 de março de 2011

A 3ª Via... será uma alternativa?

http://www.chapadinhasite.com/2010_10_24_archive.html
Indubitavelmente, acreditei na possibilidade de uma terceira via até o momento em que esperançava esse novo grupo sob a liderança de Erick Marinho ou Belezinha, ou outra pessoa que se propusesse com uma nova proposta política, disponibilidade financeira para a campanha e uma história de vida apresentável.
 

Recusava firmemente a polarização entre Magno e Isaías, tanto que minha trajetória política em Chapadinha-MA sempre foi nesse sentido, apoiando Alexandre Pinheiro em 2004 e, em 2008, com aproximação com Talvane, Levi, Joana e Gomes. Tudo isso se somava à polaridade que havia em nível estadual entre Roseana e Jackson.

Entretanto, com a vitória de Danúbia em 2008 e Dilma mais Roseana em 2010 demonstrou-se o seguinte: 
1° Roseana se fortaleceu em nível estadual com a vitória de Dilma
2° Danúbia se fortaleceu em nível local com a vitória de Roseana
3° Magno, apesar de não ter sido eleito, alcançou uma votação expressiva em nível estadual e foi empossado recentemente na Assembléia, além de ter sido escolhido vice-líder do governo naquela casa
4° Wagner e Isamara, juntos, superaram a votação de Magno  como deputado em nível local, mas não superaram sua votação para prefeito em 2004, nem a de Danúbia em 2008, tornando-se uma incógnita uma possível vitória do grupo de Isaías frente à candidatura de Magno, ou de alguém de seu grupo, em 2012 
5° Somando-se o "top" de votos de Talvane, Wagner, Gomes e Levi (ou mesmo da 3ª via em geral) nos últimos 10 anos, chegou-se a superar a votação de Magno para prefeito, na menor de suas votações nesse período? 
6° Qual a inovação da proposta política apresentada pela 3ª via que ensaia passos para 2012, em comparação aos grupos polarizados que já temos? (vale lembrar que Wagner provém do grupo de sr. Isaías e Levi provém do grupo de sr. Magno (e Talvane?) )
7° Levando-se em consideração o patamar de custos de campanha a que se chegou em Chapadinha-MA, os nomes reunidos na 3ª via têm, juntos e somados, disponibilidade financeira comparável à de Magno Bacelar? (se Belezinha, porventuda, compusesse com a 3ª via, talvez houvesse maior energia financeira para o grupo. Ou outra pessoa com potência financeira para tal) 

Esses e outros pontos precisam ser levados em consideração ao se refletir a composição de uma 3ª via para Chapadinha-MA. 
Contudo, não vislumbro viabilidade a curto prazo no contexto que se apresenta.



por: Jânio Rocha Ayres Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário