quarta-feira, 9 de março de 2011

Quaresma 2011 inicia-se e apresenta o tema do meio ambiente na Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2011, que teve início nesta Quarta-feira de Cinzas (09) se estende por toda a Quaresma, traz um tema bastante atual este ano: "Fraternidade e a vida no planeta". A Campanha, segundo a arcebispo Dom Antonio Muniz, reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas.
 
"Lídia Lemos

Dom Antônio Muniz lança a Campanha da Fraternidade 2011, em Maceió

Esse é um tema que toca a todos nós. Percebemos o quanto as mudanças climáticas nos afetam quando somos atingidos por elas. Seja em alagamentos provocados por fortes chuvas ou pela degradação do meio ambiente", colocou o religioso, durante o lançamento da Campanha 2011, em Maceió.

Segundo a Arquidiocese de Maceió, "a Campanha se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos".

O arcebispo explicou que o maior objetivo desta campanha é conscientizar a população a respeito dos cuidados com o planeta. “ Essa é uma campanha muito condizente ao que estamos vivendo no planeta”, colocou afirmando que o aquecimento global está sendo ocasionado pelas atitudes dos humanos. “É claro e está comprovado cientificamente que o aquecimento global é provocado pelos humanos. Nós precisamos mudar nossas atitudes”, defendeu o religioso.

Em Maceió duas grandes ações serão realizadas durante a quaresma. “No primeiro momento vamos reunir a população ribeirinha e realizar o ‘abraço das nossas lagoas’ naquela região. No segundo momento vamos repetir o abraço, desta vez, com toda a arquidiocese de Maceió”, afirmou. Os eventos ao qual o Arcebispo se refere são duas ações que serão realizadas nos dias 19 de março e 16 de abril, respectivamente.

Segundo o arcebispo, o simbólico ‘Abraço das Lagoas’ significa zelar pelas lagoas Manguaba e Mundaú no Estado. “Vamos abraças as nossas lagoas. Os peixes estão morrendo, os mangues estão sendo destruídos com construções. Precisamos conscientizar o nosso povo a cuidar do nosso meio ambiente”, finalizou.


 
Lema

Questionado se a escolha do lema “A criação geme como em dores de parto” foi feita em virtude das discussões acerca do aborto que ocorre neste período eleitoral, o presidente da CNBB disse que não e explicou o processo de definição dos temas da Campanha da Fraternidade.

“Essa escolha (do tema da CF-2011) não se fez agora, no contexto das discussões do momento atual. A escolha do tema de 2012, inclusive, já foi definida. Esse processo acontece com dois anos de antecedência”, disse. “O tema Fraternidade e vida no planeta inclui a questão do aborto, mas não se esgota nisso”, acrescentou o arcebispo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário