sábado, 12 de março de 2011

Enquanto a gestão da saúde em nosso país vai mal... me lembro dos bons médicos de outrora, pioneiros e corajosos da saúde

Trabalho e seriedade foi, em um passado distante, o “slogan” de sua campanha política. Eleito, foi um ardoroso defensor das causas sociais e tratou com honestidade o bem comum. Foi assim na política. Foi e continua sendo assim na sua vida privada e na sua profissão.

Na foto: à esquerda o médico Dr. Curtius, médico José Almeida
e Dr. Pedro
Há mais de 40 anos exercendo com maestria e dignidade a profissão de médico, Dr. José Curtius Bezerra Carneiro, cearense de Quixadá, radicou-se no estado do Maranhão nos anos sessenta e daqui não mais saiu. Acompanhou e viu evoluir o desenvolvimento da medicina em nosso estado. Como plantonista por mais de 30 anos do Hospital Materno-infantil em São Luís, desenvolveu como ninguém arte e a ciência da prática clínica pediátrica. Com um olhar cuidadoso, criterioso e minucioso dava a maioria dos diagnósticos na época em que havia poucos recursos para tal e assim salvara muitas vidas. Na cidade de Itapecuru foi um exemplo de dedicação e entrega. Envolveu-se profundamente com os dramas e problemas da comunidade. E, como forma de retribuição, de carinho, teve uma unidade de saúde batizada com o seu nome. Em Vargem Grande foi secretário de saúde e idealizador de um programa de combate a desnutrição que foi bem sucedido e que teve enorme repercussão. É perfeccionista e rigorosamente cumpridor de suas atribuições. Tem, no código de ética médica, um de seus alicerces, além de um profundo e arraigado sentimento cristão. No final dos anos oitenta mudou-se para Chapadinha. Estabeleceu um consultório particular e trabalhou na rede pública de saúde onde clinicava arduamente sete dias por semana. Ofício que começava logo ao raiar dos primeiros raios solares. Manteve a mesma dedicação e empenho. E deste modo angariou uma enorme clientela. Mas nem tudo são flores. Encontrou dificuldades e problemas, muitos problemas, em virtude de um traço marcante de sua personalidade.

A espécie humana tem vários mecanismos de adaptação. Diante, por exemplo, de uma perda de um ente querido, a dor, inicialmente de forte intensidade, vai diminuindo e com o passar do tempo, permite-nos viver e prosseguir na vida. É o que chamamos de psicoadaptação. No exercício da medicina, isto tem aspecto relevante. Com o passar dos anos as impressões, causadas nos momentos iniciais do convívio com o sofrimento humano, vão diminuindo. Não podemos nos envolver demasiadamente com os dramas e sofrimentos, sob o risco de comprometer o tratamento. Para quem há mais de 40 anos exerce a arte médica, isso não seria mais nenhum problema. Mas não é isso o que acontece. O Dr. José Curtius não consegue se calar e ficar inerte diante das mazelas que vê diariamente em hospitais onde trabalha. Nos últimos tempos, especialmente aqui em Chapadinha, onde o sistema de saúde público agoniza e vive seus piores e trágicos momentos, embora receba recursos milionários mensalmente, esta característica do Dr. José Curtius só se acentuou; para o desespero dos gestores locais. Diante dos descasos em que se confrontava diariamente, não se emudecia. As mães, acompanhantes, enfermeiros e auxiliares sabem bem do que falo. Dr. José Curtius exigia seriedade e compromisso no trato com seus pacientes. E não pedia segredo. Então, este homem que por mais de 20 anos teve uma conduta irretocável, irrepreensível e que prestou enormes serviços a comunidade carente da região não resistiu a insensibilidade e desrespeito dos que temporariamente administram a combalida Chapadinha. Assim, seu contrato não foi renovado. Para alívio dos gestores pouco interessados e desprovidos de sentimento de culpa e de remorso e para tristeza dos pais despossuídos.

Convicto de seus posicionamentos, ele continua firme e a qualquer hora do dia ou da noite pode chamá-lo. Afinal de contas, trabalho e seriedade é o lema, não de uma campanha política, mas de toda a sua vida.

Josué Portela - médico
 
FONTE: http://www.bloginterligado.com.br/2011/03/trabalho-e-seriedade.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário